top of page

Como saber se preciso de terapia?

  • Foto do escritor: Marta Bockhorny
    Marta Bockhorny
  • 27 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de jun. de 2024




Mulher pensando
Mulher pensando

Você provavelmente já ouviu, ainda que em tom de “brincadeira”:


  • você precisa de terapia!;

  • leva isso para a terapia;

  • minha psicóloga disse…


Atualmente, a psicoterapia vem se popularizando e, apesar de eu concordar que todos precisam de terapia, não precisa ser um compromisso para vida toda. Então, você sabe quando é hora de procurar por este serviço? Quais sinais indicam que você precisa de apoio?


Separei algumas situações que podem lhe ajudar a responder:


Dificuldade de se ouvir e se expressar - se não me escuto, certamente ultrapasso meus limites e os outros fazem o mesmo comigo. Posso me sentir constantemente sobrecarregada, mas deixo sempre passar batido. Fico confusa e não consigo expor, seja por medo, “preguiça” e isso vem comprometendo meus relacionamentos pessoais e profissionais.


Autoconhecimento - quero investigar quem sou e porque sou. Posso ter o desejo, a curiosidade de olhar para minha história com mais calma. Conhecer alguns padrões presentes nas minhas relações, decisões, sentimentos e pensamentos. Essa necessidade também pode aparecer num período de transição, seja de carreira, país, crença…


Eventos traumáticos - preciso lidar com uma experiência extremamente dolorosa como a perda de um ente querido, acidente grave, separação, abusos. Algumas mudanças exigem muito no sentido de processar, entender e organizar. Posso me sentir resistente às mudanças, medo, culpa ou insegurança. 


Comportamentos destrutivos - quando busco constantemente fugir da realidade e do que estou sentindo. Vivo muitos excessos seja com a comida, no abuso de substância química, conteúdo adulto, autolesão do corpo ou tenho a intenção de pôr fim a vida.

 

Encaminhamento de outros profissionais - às vezes nem tenho muita clareza do motivo, mas algum profissional recomendou psicoterapia. Talvez eu, ou uma pessoa muito próxima, tenha recebido um diagnóstico e precisarei de acompanhamento especializado. 


Existem outros motivos, mas seja qual for, sempre dependerá do seu momento e disposição, é muito particular! 


Em algumas situações, nada vai substituir a psicoterapia, mas concordo que muita coisa é terapêutica - por exemplo, viajar, orar, meditar, praticar atividade física, dançar, passar tempo de qualidade com pessoas amadas - de forma geral nossos hobbies são terapêuticos. 


Busca por psicoterapia é ter um espaço seguro de cuidado para rir, chorar e repensar rotas na companhia de um profissional. A terapia não muda sua história, mas lhe oferece novos olhares sobre ela.


Caso queira, eu adoraria trilhar este caminho contigo!





bottom of page