Como me preparar para uma sessão de terapia?
- Marta Bockhorny
- 27 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de jun. de 2024

Você é ou conhece alguém que sempre diz: - “nem vi o ano passar, ou - o tempo está voando”. Infelizmente a correria vem se tornando cada vez mais comum!
Como psicóloga, algumas pessoas me perguntam: como se preparar para uma sessão de terapia? Seja porque costuma chegar na sessão de supetão ou porque a mente está muito agitada e não consegue focar e falar o que gostaria ou porque simplesmente não lembra como foi a semana.
Você não precisa estar constantemente preparado, até porque cada psicólogo tem sua abordagem, jeito de trabalhar e saberá conduzir de acordo com sua necessidade. Mas gosto de pensar que o processo terapêutico não acontece exclusivamente durante a sessão.
Na medida do possível:
Faça registros - tenha um caderno físico para escrever ou um bloco de notas para digitar e registrar os assuntos que gostaria de continuar ou levar na próxima sessão. No cotidiano lidamos com muitos pensamentos, sentimentos e comportamentos que merecem atenção e trazem elementos importantes para o autoconhecimento. Ainda que você não registre, mantenha o “radar ligado”.
Se prepare com antecedência - se sua sessão de terapia for presencial, procure chegar com alguns minutos de antecedência para estacionar ou passar pela recepção. Caso a sessão seja on-line, procure um lugar menos exposto, com bom sinal de internet e se estiver acompanhado, avise as pessoas que você estará em consulta na próxima hora. Ah, deixe por perto água e lenço!
Esteja comprometido com seu processo - deixe os principais assuntos tratados em terapia reverberar na sua semana. Você pode ter alguma lembrança, ideia e quem sabe aquilo que não fez sentido antes, comece a fazer.
A ideia não é engessar o processo, mas trazer a possibilidade de otimizar. Nem sempre será possível esse “preparo” e está tudo bem, deixe fluir e veja o que aparece no momento. Siga o que melhor atender os combinados com sua psicóloga.