top of page

Você sabe o que fazer, só não está conseguindo e está tudo bem!

  • Foto do escritor: Marta Bockhorny
    Marta Bockhorny
  • 27 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de jun. de 2024


Mulher de perfil e olhos fechados
Mulher de perfil e olhos fechados

Ninguém tem dúvida sobre a importância de fazer atividade física. Todos nós sabemos sobre a necessidade de ingerir água. Qualquer especialidade que você buscar, vai te dar recomendações, por exemplo, quantas horas são importantes para um sono reparador? Quantos litros de água você deve ingerir por dia? Com que frequência se deve meditar? E comer legumes e verduras coloridas? É possível que boa parte dessas respostas você tenha a resposta na ponta da língua. 


Se você tem Tik Tok ou Instagram certamente já se deparou com inúmeras dicas de pessoas dizendo o que você deve ou não fazer. Existem diversos influenciadores indicando produtos e serviços. Alguns viralizam e outros não, alguns são úteis e outros poderiam passar batido. A questão é: saber o que fazer não garante que você vai fazer. Tem sido cada vez mais comum, vivermos a utopia da perfeição. Eu constantemente preciso relembrar para mim e para os meus pacientes - não dá para viver no ideal, vivemos com o possível.


Outros lembretes importantes…


Você não é todo mundo - existem condições sociais e culturais diferentes. Fica injusto comparar porque essas diferenças influenciam na velocidade e no alcance das coisas.


Você não é uma máquina - tem dias que conseguimos entregar 10 de 10 e tem dias que conseguimos entregar de 10 apenas 02 e está tudo bem! A utopia da perfeição nos faz acreditar que esse 02 não valeu a pena, mas ele era seu máximo. 


Você pode fazer tudo, mas não ao mesmo tempo - é extremamente importante fazer uma leitura sobre o seu momento. Por exemplo, querer e precisar fazer atividade física é legal, mas eu pergunto: como está sua rotina? Quais as prioridades do momento? O que você pode abrir mão ou não? Seus exames estão em dia? Depressão e falta de vitaminas no organismo geram indisposição e não tem motivação que dê jeito. Às vezes é preciso dar um passo atrás e reconhecer que antes de fazer o que você tanto quer, precisa olhar e priorizar outras coisas. 


Voltar o olhar para dentro é fundamental e esse é exatamente o papel da psicoterapia, é trilhar um caminho individual e personalizado. Falei sobre as inúmeras dicas que encontramos por aí, e não gostaria de reproduzir esse padrão aqui, mas uma sugestão é: amplie o olhar. Focar só no problema empobrece seu repertório. E quando digo sobre ampliar, incluia olhar para dentro. Olhe para você!




bottom of page